Telessaúde na graduação em Medicina

(10/03/2011) No dia 1 de março, às 14:00h, foi realizada a primeira aula de curso curricular da graduação em Medicina na sala do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital de Clínicas da Unicamp. Estiveram presentes 114 alunos do segundo ano de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp que assistiram a aula “Cinemática do trauma”, ministrada diretamente, em tempo real, do Ryder Trauma Center (hospital do complexo Jackson Memorial Hospital), em Miami, pelo Dr. Antônio C. Marttos Jr., Professor Assistente do Departmento de Cirurgia da Universidade de Miami. Essa aula faz parte do programa do curso MD344, “Módulo de Habilidades I”, da Disciplina de Cirurgia do Trauma do Departamento de Cirurgia da FCM - Unicamp. Em 2011 esse curso está passando por uma reformulação dentro de um projeto de pesquisa que foi contemplado para participar do Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos - Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Brasil. Intitulado "Suporte básico de vida: desenvolvendo competências nos estudantes de medicina com extensão para a comunidade", esse projeto tem como objetivo oferecer um curso predominantemente prático, com participação ativa e interativa dos alunos, desenvolvendo as habilidades de trabalho em grupo e liderança apreciativa, para que no fim do semestre esses acadêmicos estejam aptos a ensinarem conceitos de primeiros socorros e prevenção a traumatismos, para jovens do segundo ano do ensino médio de escolas públicas do município de Campinas.

A aula contou com a participação do Prof. Dr. Gustavo P. Fraga, coordenador do projeto e da Disciplina de Cirurgia do Trauma, que foi responsável pela condução do evento, estimulando a participação dos alunos conjuntamente com o Prof. Marttos, garantindo o melhor aproveitamento da aula por parte dos alunos. O sucesso do evento demonstrou a importância da telessaúde no cenário educacional, possibilitando o intercâmbio cultural com baixo custo, e permitiu que os alunos conheçam uma ferramenta de ensino que esta disponível no HC e FCM Unicamp.